Em que consiste a taxa de juro da facilidade permanente de depósito?
10 de março de 2016 (atualizado em 13 de setembro de 2024)
A taxa de juro da facilidade permanente de depósito é a taxa de juro que os bancos recebem quando depositam fundos junto do banco central pelo prazo overnight (a um dia).
É uma das três taxas de juro fixadas de seis em seis semanas pelo BCE como parte das suas decisões de política monetária. Trata‑se da taxa através da qual o Conselho do BCE define a orientação da política monetária. A expectativa é de que as taxas do mercado monetário evoluam em consonância com a taxa de juro da facilidade permanente de depósito. É tolerada alguma volatilidade, desde que esta não torne menos clara a orientação pretendida da política monetária.
Existem mais duas taxas de juro diretoras: a taxa das operações principais de refinanciamento e a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez. A taxa das operações principais de refinanciamento define o custo dos empréstimos solicitados pelos bancos junto do banco central pelo prazo de uma semana. Caso os bancos necessitem de liquidez pelo prazo overnight, podem contrair empréstimos através da facilidade permanente de cedência de liquidez a uma taxa de juro mais elevada.