Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Navegar a incerteza


É cada vez mais difícil prever como e por que razão os preços mudam. Isso poderá dever‑se a choques súbitos, como a eclosão de uma guerra, ou a mudanças lentas que alteram o funcionamento das nossas economias. Poderá também ser uma combinação de ambos os fatores. A incerteza define o panorama económico atual.

Neste enquadramento, os preços podem mudar mais rapidamente e com maior intensidade. Não se trata apenas de uma tendência de curto prazo. Forças poderosas como a geopolítica, a utilização da inteligência artificial, o envelhecimento da população e as ameaças ambientais estão também a mudar as tendências de mais longo prazo da inflação. Estas tendências já não puxam os preços claramente numa direção. Assim, é mais difícil prever como a inflação evoluirá.

Neste terreno incerto, temos de permanecer vigilantes e flexíveis para manter a inflação em torno do nosso objetivo de 2%. Além disso, precisamos de instrumentos analíticos e de política monetária adequados e adaptados a estes novos desafios.