- O BCE publicará relatos regulares das discussões sobre a política monetária a partir de janeiro de 2015.
- Os relatos apresentarão uma visão verdadeira e equilibrada das deliberações.
- Um Boletim Económico, com uma periodicidade de 6 semanas, substituirá o atual Boletim Mensal.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que publicará relatos regulares das reuniões do Conselho do BCE dedicadas à política monetária, a partir da reunião de 22 de janeiro de 2015.
Os relatos conterão uma descrição geral da evolução económica e monetária e dos mercados financeiros, seguida de um resumo, de forma anonimizada, do debate sobre as análises económica e monetária e a orientação da política monetária. Os relatos apresentarão uma visão verdadeira e equilibrada das deliberações.
O objetivo é informar sobre as razões subjacentes às decisões de política monetária e permitir ao público compreender melhor a avaliação que o Conselho do BCE faz da economia e as suas respostas, em termos de política, à evolução das condições.
Com a adesão da Lituânia à área do euro em 1 de janeiro de 2015, o Conselho do BCE passará a ter 25 membros – os seis membros da Comissão Executiva do BCE e os governadores dos bancos centrais nacionais dos 19 países da área do euro.
Os relatos serão publicados quatro semanas após cada reunião dedicada à política monetária.
Face à nova periodicidade de seis semanas das reuniões de política monetária, o BCE anuncia também que o atual Boletim Mensal será substituído, a partir de janeiro de 2015, por um Boletim Económico, o qual será publicado duas semanas após cada reunião.
Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Stefan Ruhkamp (tel.: +49 69 1344 5057).