Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Sumário

O Grupo Consultivo Temático é um grupo independente e multidisciplinar criado no segundo semestre de 2021, com vista a prestar aconselhamento e propor uma lista restrita de novos temas para as futuras notas de euro. Os membros do grupo foram nomeados pelo Banco Central Europeu (BCE) com base em propostas dos bancos centrais nacionais dos países da área do euro. O grupo analisou um total de 29 temas – propostos pelos próprios membros e pelo público –, que foram avaliados em função de determinados critérios. Os 29 temas considerados e os critérios utilizados são descritos no relatório.

Registou-se um amplo consenso entre os membros do grupo de que deveriam evitar sugerir motivos ou narrativas fortemente inspirados em qualquer cultura nacional. Os membros consideraram igualmente que os temas deveriam evitar preconceitos de género inerentes a muitas representações do passado da Europa. Verificou-se uma forte preferência geral por imagens passíveis de associar as notas a uma Europa dinâmica em termos de pessoas e de natureza, em detrimento de uma ênfase inadequada em instituições ou símbolos estáticos do passado. Os membros do grupo visaram propor temas suscetíveis de transmitir um forte sentimento de valores europeus partilhados e que fossem simultaneamente muito apelativos para os cidadãos europeus. Do mesmo modo, embora extremamente conscientes da importância dos acontecimentos contemporâneos, os membros do grupo reconheceram a necessidade de as notas serem relevantes e reconhecíveis para as pessoas que as utilizarão nas próximas décadas.

Na sequência de um processo de votação interna, foi elaborada uma lista restrita de seis temas. Os temas foram classificados da seguinte forma, com o apoio pleno do grupo.

“Valores europeus refletidos na natureza”

Descrição

As seis notas apresentam os seis valores da União Europeia (UE), tal como definidos no Tratado de Lisboa: dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos. Utilizaremos recursos visuais para transmitir um sétimo valor: a nossa ligação ao ambiente e ao mundo natural e o respeito pelos mesmos.

História

A Europa não é apenas um lugar, mas também uma ideia. E a UE não é meramente uma organização, mas sim um conjunto de valores.

Associamos estes valores à natureza como componentes do mesmo etos subjacente. Reafirmamos o papel dos valores europeus enquanto elementos constitutivos de uma Europa das pessoas, criada pelas pessoas e para as pessoas. A sustentabilidade e a proteção do ambiente são, assim, incorporadas como um valor fundamental adicional. Trata-se, naturalmente, de valores europeus.

Vantagens

  • As duas ideias principais deste tema – os valores europeus e a natureza – foram dois dos temas mais populares propostos pelos grupos focais.
  • Os valores europeus são inclusivos de todas as nações e pessoas na Europa. O tema é intemporal e transcende todas as fronteiras.

Desvantagens

  • Dado que os valores são conceitos algo abstratos, o êxito deste tema dependerá muito do desenho escolhido para os representar. Ao mesmo tempo, a representação destes conceitos abstratos, mas extremamente importantes, nas notas de euro é algo bastante mágico.

“Aves: livres, resilientes e inspiradoras”

Descrição

Este tema inspira-se na diretiva relativa à conservação das aves selvagens, que visa proteger as 500 espécies de aves selvagens na UE. A diretiva é um dos atos legislativos mais antigos da UE em matéria de ambiente e exemplifica a responsabilidade partilhada e a cooperação dos 27 Estados-Membros da UE. Recorda-nos também a necessidade de partilhar o nosso continente com todas as formas de vida que possibilitam a nossa existência comum. Reais e vibrantes, estas aves são igualmente um símbolo da nossa identidade coletiva.

História

As aves sempre viveram perto dos seres humanos e, observando atentamente como são e o seu comportamento ao longo dos séculos, aprendemos muito sobre o ambiente e sobre nós próprios.

As aves não se preocupam com fronteiras nacionais, tendo sempre simbolizado liberdade e aspiração. Os seus ninhos recordam-nos o nosso desejo de construir lugares e sociedades onde possamos proteger o futuro. Nos seus cantos, ouvimos o nosso apreço pela expressão livre e bela. Quando regressam da sua migração sazonal, sentimos esperança. As aves enriquecem o mundo sem o destruir – tal como nós também deveríamos fazer.

Vantagens

  • Este tema tem uma forte dimensão europeia e uma mensagem audaz em termos de sustentabilidade.
  • Cria uma ligação emocional e é compreensível, inclusivo e intemporal.
  • Presta-se a um desenho visualmente apelativo e memorável.
  • Revela a diversidade da natureza, das paisagens e das estações na Europa.

Desvantagens

  • Algumas pessoas não gostam ou têm medo de aves (ornitofobia).
  • As aves já figuram nas notas de banco de alguns países.

“O futuro pertence-lhe”

Descrição

Este tema cria “retratos” de cidadãos europeus do futuro. Os portadores destas notas são os portadores da imaginação coletiva, no âmbito da qual as pessoas criam as suas próprias possibilidades, ainda por definir.

Este tema revela o potencial inesgotável dos europeus e o sonho de um dia serem retratados numa nota de banco.

História

As ideias e inovações que determinarão o futuro da Europa encontram-se fundamentalmente em cada cidadão europeu. A Europa é moldada pelos pensamentos, sonhos, talentos e invenções dos europeus. O futuro pertence-lhes.

Vantagens

  • Destaca a inovação, as ideias e as novas perspetivas para a Europa.
  • Liga o passado ao presente e ao futuro.
  • É inclusivo e emotivo.

Desvantagens

  • Pode ser considerado um tema para os jovens.
  • É muito abstrato.

“Rios: as águas da vida na Europa”

Descrição

Este tema combina o forte desejo do público de que as notas celebrem as maravilhas naturais da Europa, a par de uma mensagem mais abrangente sobre a interligação e a sustentabilidade.

História

Os rios europeus cruzam fronteiras. Ligam-nos uns aos outros e à natureza. Lembram-nos as fontes profundas da nossa vida comum e representam também o fluxo e o curso de um continente dinâmico, em constante mudança. Nutrem-nos e temos de os nutrir em troca.

Vantagens

  • Esta proposta inclui os valores que partilhamos e deveríamos proteger, mas o tema não é abstrato.
  • Os rios atravessam fronteiras livremente.
  • Os rios unem e facilitam o comércio.
  • Preservar a natureza é um dos objetivos mais importantes da Europa e dos cidadãos europeus.
  • O tema é intemporal e destaca a beleza natural.

Desvantagens

  • Não permite uma ligação emocional.
  • Não é um tema estritamente europeu.

“Mãos: juntos construímos a Europa”

Descrição

Este tema cria uma representação física e facilmente compreensível dos seis valores fundamentais da UE: dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos. Inspira-se igualmente no lema da UE: “Unida na diversidade”. A mão humana – conhecida de todos, mas nunca igual – é utilizada para que estas ideias abstratas se tornem mais imediatas e humanas.

História

O tema utiliza uma linguagem universal para celebrar a diversidade e a unidade. Representa todas as pessoas que moldaram a Europa através dos valores comuns da UE. As mãos construíram a Europa – a sua infraestrutura física, o seu património artístico, a sua literatura e as suas múltiplas outras características. As mãos constroem, tecem, curam, ensinam, orientam e muito mais. As mãos contam histórias de trabalho, de memória e de relações. Partilham também narrativas de património, de História e de cultura. Chegou o momento de celebrar as mãos que construíram a Europa e continuam a fazê-lo todos os dias.

Vantagens

  • Confere um sentido de unidade e união.
  • É fácil de visualizar.
  • Constitui uma história centrada nas pessoas e não nos países.
  • É intemporal: as mãos são uma expressão da emoção humana.
  • É um tema muito forte em termos de ligação emotiva, dado que as mãos são o “instrumento” do toque humano.

Desvantagens

  • Os símbolos podem ser mal interpretados. (Por conseguinte, um bom desenho é crucial. A investigação dos aspetos antropológicos seria igualmente útil, para evitar eventuais mal-entendidos embaraçosos entre culturas.)
  • Os cidadãos estabelecem muito mais facilmente uma ligação com a natureza, os animais e as pessoas, embora esta questão possa ser resolvida com um bom desenho. O tema não exclui a possibilidade de incorporar estes aspetos e, evidentemente, as mãos são de pessoas.
  • Existem algumas semelhanças com as notas de franco suíço, ainda que contem histórias diferentes.

“A nossa Europa, nós próprios”

Descrição

Cada um de nós tem a sua história. Cada um de nós cria a sua identidade. No entanto, partilhamos igualmente uma identidade comum enquanto europeus. Crescemos como indivíduos, mas também como parte de uma comunidade, através da nossa relação uns com os outros.

Este tema transmite a liberdade, os valores e a abertura das pessoas na Europa.

História

As notas representam a vida individual e coletiva das pessoas que vivem na Europa através de seis dimensões diferentes: ser, fazer, pensar, amar, comunicar e viver. São estas as formas através das quais o nosso mundo interior comunica com o mundo exterior, o privado com o público, o “eu” com a sociedade, o corpo físico com a esfera simbólica.

Vantagens

  • Centra-se no indivíduo no contexto da Europa.
  • Abre a ideia de “identidade europeia” a todos (na Europa e no resto do mundo).
  • Incide sobre a individualidade e a compreensão simbólica do sentimento de pertença e de união.

Desvantagens

  • A possibilidade de o termo “identidade” ser mal-entendido.
  • É um tema muito abstrato.

© Banco Central Europeu, 2023

Endereço postal 60640 Frankfurt am Main, Alemanha
Telefone +49 69 1344 0
Sítio Web www.ecb.europa.eu

Todos os direitos reservados. A reprodução para fins pedagógicos e não comerciais é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Para uma definição da terminologia utilizada, consultar o Glossário do BCE (disponível apenas em língua inglesa).

HTML ISBN 978-92-899-6137-0, doi:10.2866/849, QB-03-23-246-PT-Q