Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE lança carta para a igualdade, diversidade e inclusão

26 de julho de 2022

  • O BCE assina a carta a nível do sistema em defesa da igualdade, diversidade e inclusão.
  • Até à data, a carta conta com 27 signatários.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) lançou hoje oficialmente a Carta do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e do Mecanismo Único de Supervisão (MUS) para a igualdade, diversidade e inclusão, em conjunto com os dirigentes de 26 bancos centrais nacionais e autoridades nacionais competentes[1]. Os signatários comprometem‑se a que as suas instituições acelerem os esforços no sentido de promover ambientes de trabalho assentes no respeito e na dignidade. Comprometem‑se também a assegurar que não existe qualquer forma de discriminação nos seus locais de trabalho.

“Instituições com uma maior diversidade e inclusão produzem melhores resultados. Unindo os nossos esforços individuais, estamos um passo mais perto de refletir melhor a diversidade dos cidadãos que servimos,” afirmou a presidente Christine Lagarde.

Ao assinarem a carta, todas as instituições participantes confirmam o seu entendimento comum de que locais de trabalho diversificados e inclusivos reforçam o desempenho e a resiliência institucionais. A carta estabelece os princípios partilhados, as metas comuns e os compromissos concretos para melhorar a cultura de trabalho no conjunto do sistema. Defende os princípios de que todas as pessoas são iguais em direitos e dignidade e de que equipas diversificadas proporcionam soluções mais inovadoras.

Para mais informação sobre os esforços do BCE no sentido de promover a igualdade, diversidade e inclusão, consulte o sítio do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Verena Reith (tel.: +49 69 1344 5737).

  1. A carta constitui um compromisso público e voluntário e está aberta à assinatura dos bancos centrais nacionais e das autoridades nacionais competentes no âmbito do SEBC e da supervisão bancária europeia (ou seja, do MUS).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa